terça-feira, novembro 29, 2005

Um dia bem gasto.

Depois de uma reunião, onde tiro notas no meu Moleskin, passo de seguida tudo para o computador... Modernices, dirão uns. Mas o objectivo é muito simples, com as reuniões em formato digital sempre que surja alguma dúvida acerca do que se falou ou do que se decidiu, eu facilmente poderei ver e passar essa informação a quem quer que seja, e onde quer que esse tal seja esteja. Semanalmente exporto esse bloco de notas para formato .html, e faço o upload para o servidor do sapo onde tenho uma página online.
Excelente não! Assim a qualquer altura, e em qulquer lugar, sempre que alguém quiser saber algo sobre o projecto basta dar uma saltada ao Bloco de notas e já está.
Bom, isto tudo seria muito bonito se não estivéssemos no País da Rainha... Onde a "desinformatização" está presente no nosso dia a dia, ou seja, tudo o que eu andei a escrever no computador terei agora que passar obrigatoriamente para um caderno de laboratório, que, vejam o pormenor, não pode sair nunca da Universidade! Foi isto que andei a fazer o dia todo, inútil não?

Mas, para me salvar o dia, tinha à minha espera em casa, os tão desejados fidalguinhos (obrigado Conceição) e uma encomenda completa chegada da grande Nação, o fiel amigo, 750g de café, as quentes e boas e erva doce... Obrigadinho Mãezinha.
Ah! Também estava a Margarida...
Saudades.

segunda-feira, novembro 28, 2005

Impressionante!

Vocês não vão acreditar!!!
Sabem o que é que recebemos hoje, no correio, logo pela manhã?
FIDALGUINHOS!
Não é que a amiga Engenheira nos enviou um saco deles! Muito, muito obrigada!
Mas não foram quaisquer "duzentoschinquenta" gramas... Não...
UM KILO! Um kilo de fidalguinhos só para nós os dois!!!
Impressionante!
Para quem não conhece aqui fica:



Mais impressionante ainda...
Já choveu, já nevou... Ou seja, o nosso fim-de-semana afinal é hoje!!!
Pena que o Pedro tenha que ir trabalhar, e que eu tenha que procurar emprego...


Está tudo a ficar branquinho...

domingo, novembro 27, 2005

Quando tudo corre mal!

Com a ameaça da chuva e da neve, achámos por bem fazer as compras da semana logo no sábado de manhã, para podermos ficar, e se "obrigados" a isso, o resto do fim de semana em casa!
Assim foi, a volta do costume... Rainbow nº 5 até Loughborough e, supermercado com eles! Depois, a volta. Carregados que nem uns Mouros, com as compras às costas, a correr pela cidade a fora com medo de perder o Rainbow das 12:25 h, porque senão... Uma hora ao frio até ao próximo! Conseguimos! Com as mãos vermelhas e doridas do peso dos sacos, as costas magoadas e o já tão habitual "pingo no nariz", lá apanhámos o bus!
E pronto, estávamos então preparados para ver chover e nevar todo o fim de semana como previsto, mas, no quentinho do lar...
Quando ainda no sábado nos confrontámos com um grande dilema... O que fazer para passar o tempo dois dias seguidos? Ver televisão? Pois amigos, não há! Jogámos às cartas... À vontade uns 20 jogos da famosa "bisca lambida"! Ganhou o Pedro! Mas, aquilo também já estava a aborrecer...
Foi então que surgiu a ideia que podia salvar todo um fim de semana... Vamos fazer "fidalguinhos"! (Para quem não sabe são uns biscoitos tradicionais da bela cidade de Braga) A Cristina tinha enviado a receita na sexta-feira, aproveito para lhe agradecer, e tínhamos em casa todos os ingredientes necessários à sua confecção.
E assim, pusemos a mão na massa, enfarinhámos a cozinha do chão ao tecto, mas lá conseguimos fazer umas bonitas "trancinhas" para levar ao forno... Até aqui tudo bem... Mas, qual não é o nosso espanto, quando vamos retirar os tão esperados fidalguinhos do forno... De aspecto, eram tudo menos fidalguinhos! E de sabor, meus amigos... Foi tudo para o lixo!!!
Eu, que tenho a mania que cozinho bem, fiquei de rastos! Como era possível? Corri para a net, e fui à procura de outras receitas... E encontrei! Só que versões completamente diferentes!!! Fiquei mais satisfeita, e pensei, o problema é da receita...
Hoje tivemos uma ideia brilhante... E que tal se experimentasse-mos as outras receitas?
De novo, o falhanço!!! Pelo menos estes, embora nada tivessem a ver com fidalguinhos, eram doces...
Desisto! Não tento nunca mais! Para mim os fidalginhos morreram! Quero dizer... Menos aqueles que a amiga Engenheira traz de Braga!!!
Para terminar, posso dizer-vos que não nevou, nem choveu...

sexta-feira, novembro 25, 2005

O merecido elogio.

Quem me conhece sabe que eu estou sempre a dizer mal de tudo (ou quase tudo). Não é por mal mas como bom português isso faz parte.

No entanto verdade é muito simples, eu tentei o Doutoramento pela Fundação da Ciência e Tecnologia e mandaram-me passear. Tentei pela Universidade de Nottingham e aceitaram-me.

Portanto, para não ser ingrato, aqui ficam algumas das vantagens de trabalhar na Universidade de Nottingham...

Logo à chegada tinha uma secretária, prateleiras, um computador e uma impressora digital à disposição. Deram-me todo o material de escritório que eu precisava e, para terminar, certificaram-se que estava bem instalado. O meu colega Alistair, que chegou cá no mesmo dia que eu, achou o computador que lhe deram bastante lento, reclamou, duas semanas depois tinha um mais rápido!

Quanto à experiência que estou a preparar, é muito simples, preciso de 310 tubos de PVC, 150 com 15 x 100 cm; 150 com 15 x 120 cm, 10 com 20 x 120 cm e 11 toneladas de solo, peço ao técnico e ele arranja-os. Não sei se os rouba, se os compra, e a verdade é que não quero nem tenho de saber. É assim que as coisas funcionam por aqui, cada um tem o seu papel, eu não mexo em dinheiro, nem em papeladas de projectos, aqui pagam-me única e exclusivamente para pensar e fazer ciência. Dão-me tempo para ler artigos e delinear o projecto, o resto alguém há-de tratar.

A precisão e metodologia destes tipos é impressionante, chegando ao ponto de termos uma reunião marcada com um estatístico para nos aconselhar como devemos distribuir as plantas na estufa!

Os objectivos do projecto são muito bem definidos - queremos optimizar o crescimento radicular para aperfeiçoar a eficiência de tomada de água e azoto, em trigo e cevada, duas culturas extremamente importantes para os países da bacia do mediterrâneo. É isto que queremos e é para isso que vamos trabalhar, não há cá floreados nem experiências à toa.

Para tornar a experiência de estudar na universidade de Nottingham ainda mais interessante, eles têm aqui uma série de cursos que podemos fazer sem pagar um tostão. Estes cursos podem ir de uma tarde a um semestre e são cursos essencialmente práticos, que pretendem dar ferramentas aos estudantes de investigação (seja de que área for). Por enquanto apenas fiz o curso de como fazer um póster, foi uma bela seca, mas já tenho agendado os cursos de: EndNote (é uma aplicação de organização de referências bibliográficas), SPSS (estatística), planeamento de experiências, html, xml e espero para o ano fazer o curso de Programação. Alguns dos cursos, como o do EndNote e o do SPSS, não são assim tão úteis, uma vez que já uso essas aplicações há alguns anos, no entanto vão me permitir ter um certificado a dizer que o sei fazer realmente.

Por isso quero desde já agradecer ao meus supervisores, Dr John Foulkes e Dr Sayed Azam-Ali, por me terem oferecido esta oportunidade, e à Universidade de Nottingham por estar a investir em mim (ao contrário das instituições portuguesas).

quinta-feira, novembro 24, 2005

Parabéns Amor da vida!


Pois é, para quem se esqueceu aqui fica a notícia mais importante de 2005. A Margarida faz anos hoje!

Sabem como a Margarida gosta de festas de aniversário, por isso devem imaginar a falta que todos vocês, família e amigos, fazem hoje. Mas fiquem descansados que vou fazer de tudo para que a Margarida tenha um dia muito feliz!

Agora só para ela...
Meu Amor, muitos parabéns!
És tudo para mim, mulher, namorada, amiga, conselheira, mentora.
Amo-te mais que tudo.
És inteligente, linda e formosa.
És a minha vida.
Onde quer que esteja, estarei sempre bem desde que esteja contigo.

quarta-feira, novembro 23, 2005

Uma atitude de louvar

O Media Laboratory do MIT (Massachusetts Institute of Technology) anda a algum tempo a desenvolver o projecto $100 Laptop. para quem não sabe é um laptop que, como o nome indica, custará apenas $100, não será vendido ao público, mas sim distribuído directamente a escolas a partir de iniciativas governamentais. O objectivo é disponibilizar o máximo número de computadores a crianças de países em desenvolvimento.

Agora imaginem se uma criança com quase nada faz isto:


Camioneta com guincho, feita em bordão por João Mendes de 13 anos, sanzala de Marimba, Angola .

Imaginem o que fará com:

terça-feira, novembro 22, 2005

Parabéns ao Afilhado mais lindo do Mundo!!!


Parabéns a você,
nesta data querida,
Muitas Felicidades,
muitos anos de vida,
Hoje é dia de festa,
cantam as nossas almas,
Para o menino André,
uma salva de palmas!
Eeeeeeeh! Hip, hip, hurra!

Um grande beijão de PARABÉNS para o meu afillhado, cheio de saudades da madrinha...
(Desculpa o dia de atraso, mas isto de trabalhar a 56 kb não está com nada!!!)

A Conta

Se decidirem abrir uma conta bancária não o façam no NatWest.



Pois é. na quinta-feira da semana passada fui finalmente abrir uma conta bancária aqui na terra da Rainha.
Optei pelo NatWest pois é o banco oficial da Universidade de Nottingham, além do mais porque é a única agência que há aqui no campus. A saga começou na semana passada, quinta-feira, levei a documentação exigida e preenchi a papelada referente à conta. Para minha surpresa não adicionaram os dados ao computador nem me deram as informações relativas à conta, só depois percebi que a agência não tinha computador! Século XXI já ouviram falar... pensei eu. Disseram-me então que na segunda seguinte podia ir buscar o nº de conta, e o "sort code", assim fiz, fui ao banco e, prontamente, a atenciosa caixa disse-me que já tinha os detalhes da dita conta, pega então numa espécie de livro de actas da papelaria Fernandes (isto é incrível) e sem perguntar o meu nome o sequer a minha identificação dá-me um post-it com a informação que eu pretendia. Lembrei-me então de perguntar qual era o IBAM da conta (para poder receber transferências internacionais), ela olha para a caixa do lado, encolhe os ombros e diz-me que na quinta-feira, amanhã, já deverá ter o tal nº. Para confundir pergunto-lhe então quando é que poderia usar o NetBank, mas um encolher de ombros para a colega do lado que lhe diz que provavelmente daí a uma semana receberei em casa uma carta com toda a documentação e informação acerca do NetBanking bem como o cartão multibanco...

Não é para dizer mal mas a última vez que abri uma conta foi em Portugal, na CGD. Como foi? Bom, saí do ICAT à hora de almoço, 12h30, fui ter com a Margas à AJAP, Príncipe Real, descemos pelo Jardim até à agência da CGD, quando lá chegámos deram-nos uma série de papéis para preencher e enquanto preenchíamos o empregado, tratou imediatamente do PhoneBanking e do NetBanking (surpreendam-se... ele tinha um computador, e acho até que havia mais lá na agência). Bom, o que interessa saber é que ao fim de 15 minutos saí com uma conta, que podia usar logo na altura, onde podia consultar movimentos e fazer todo o tipo de operações por telefone ou por internet. Ao fim de 7 dias recebi o meu cartão multibanco.

Por isso não se queixem, por que nem tudo vai mal no nosso Portugal.

A minha primeira entrevista...


Amigos, eu sei que andam preocupados e a achar que não ando a fazer nada da vida. Em parte até é verdade!!!
Estou por aqui, respondo aos email's da malta...mando postas para o blog... Enfim, a vida que muitos de vós queriam ter pelo menos 15 dias por ano! A verdade é essa...
No meio dessas actividades cibernautas ainda arranjo tempo para arrumar a casa, lavar (pôr a lavar!) e estender a roupa, passá-la a ferro, fazer o almoço para o maridinho, lavar a loiça... Podem não acreditar e dizer que exagero, mas não sobra muito tempo!!!
Mas, naqueles minutos que sobram, respondo a uns anúncios de emprego!!!
Pois é... Eu tenho andado à procura!
Confesso que tem sido uma procura tranquila, já que o meu objectivo agora são as férias do Natal! (Férias de quê, perguntam vocês!) É complicado dizer a um potencial empregador que a partir de meio de Dezembro não estou cá... E a maioria dos empregos ditos "fáceis" de arranjar, têm nesta altura o objectivo de aumentar o nº de funcionários para a altura do Natal.
Quando digo procura tranquila, quero dizer, tranquila para a minha cabeça. Sem desesperar às primeiras, sem achar que vou acabar os meus dias a lavar escadas!!! Uma coisa já de senhorinha!!!
E, neste entretanto, recebi um telefonema a marcar uma entrevista para sexta-feira... O que acham do anúncio?
Não vamos criar expectativas, porque depois custa mais a levantar... É só a primeira entrevista, de muitas... Até porque, não tem dado para treinar muito o inglês. Eu até gosto de falar sozinha, mas ainda não me habituei a fazê-lo em inglês!!!
Só quis partilhar este passinho que dei com todos vocês, mas também descansar outros tantos que estavam a pensar que não fazia mesmo nada! Faço pouco, mas nada também não!!!

domingo, novembro 20, 2005

Hoje foi dia de jardinagem...


Quem nos visse... Um frio de morrer... Não se via ninguém na rua, e nós a brincar à jardinagem!!!
O pior é que não foi brincadeira nenhuma!!! O tipo que cá estava antes deixou isto chegar a um ponto...
De longe, até parecia que estava bem, mas quando se começava a mexer... Silvas que não acabavam!
Ou seja, isto foi tudo menos jardinagem, foi mais "construção de jardins" mas naquela fase mesmo inicial!!!
Agora, no fim do dia, olhámos para o trabalho feito e estamos orgulhosos... Partidos, mas orgulhosos!
Pelas nossas previsões ainda temos mais um dia de acartar lixo e depois começamos a jardinagem propriamente dita!
Para que tudo isto fosse possível, pedimos emprestado aos nossos vizinhos as ferramentas adequadas... Assim, aqui vai um agradecimento à Marlene e John, que simpaticamente, e sem nos conhecerem de lado nenhum nos auxiliaram quando tanto precisámos!
Mas valeu a pena, se não estivesse tanto frio ia lá para fora apreciar a obra... Mas assim...
A simpática senhora, a Marlene, avisou-nos que era boa ideia arrancar aqueles lindos "arbustos" da frente da casa, diz que costumam estar lá ratos...
Confesso que foi aí que senti a minha motivação crescer repentinamente e de forma avassaladora!
Assim o fizemos, esgravatámos tudo até ao último raminho. Ficou perfeito, nem uma formiga se conseguiria abrigar ali.
O Pedro acabou por me contar que viu um simpático animal à procura da sua casa, agora desfeita por estes dois insensíveis!!! Foi nesse momento que senti que o dia tinha valido a pena, e que, apesar do cansaço, de mal conseguir mexer as mãos, os braços, as costas, as pernas, e todo o resto do meu corpo, era uma pessoa mais feliz...

sábado, novembro 19, 2005

Finalmente!!!

Após anos e anos de leitura decidimos fazer parte do Portal da Tuma da Mônica. Para provar aqui ficam os nosso cartões de sócio.

Feira de Carcavelos!

Não sei se era por causa do Natal ou por ser o 3º Domingo do Mês, mas hoje o centro de Loughborough parecia a feira de Carcavelos. No vídeo em baixo podem ouvir um dos pregões cá do sítio. Não fosse o frio estava um dia perfeito.





Frio, muito frio!!!


Amigos, isto por aqui está impossível! Quem me conhece, sabe bem que é reduzida a minha resistência ao frio. Mas já não se trata disso...
Esta foto foi tirada ao meio-dia, mais parece que são 5 da manhã, tal é a geada!!!

Discoteca móvel?!


Pois é... Nós em Portugal, um País atrasado e pobrezinho, quando queremos música nas ruas de uma cidade, lá pela altura do Natal, instalamos umas colunas!
Eles aqui não... Isto é tudo mais desenvolvido e inovador...
Contratam uma discoteca móvel!!!

Comida Tradicional!


Eu ainda me estou a rir...
Não é que um colega do Pedro, "inglês de gema", lhe disse que a comida tradicional desta gente era o "Fish and Chips"!
É que, isto pode ser tudo menos comida tradicional!!! Parece que estou a ver, a Rainha e os seus Príncipes, todos em volta de uma mesa a comer batatinhas fritas e filetes!
Como não quis falar do assunto antes de o "estudar", fui então provar a dita maravilha... Não se pode comer de tanto óleo!
Ora, um País de tantos costumes e tradições, deixar-se chegar a um ponto destes!
Parece impossível!

quinta-feira, novembro 17, 2005

Boletim meteorológico!


Por aqui têm feito uns dias muito bonitos, está é um frio de morrer.

Tira do dia (17/11/2005)

quarta-feira, novembro 16, 2005

A minha agenda.


Como podem ver pela minha agenda, tenho andado muito ocupado. Para alem das várias reuniões, tenho andado a preparar a experiência, muita coisa a fazer em pouco tempo. Tudo estaria bem se não fosse a papelada que tenho de tratar, é que estes tipos são uns burocratas de primeira, ele é cartões de entrada, manuais de segurança no trabalho e inquéritos sobre os mesmos, papelada por causa da conta bancária, da casa, etc. e etc... Por falar em segurança no trabalho parece que vou ter de fazer um curso sobre como levantar e baixar objectos, para poder levantar os vasos de 20Kg que vou usar na experiência.

Com isso tudo só ontem é que fui ver as instalações onde vou trabalhar, a palavra para descrever o que eles aqui têm é: GRANDE. Têm uma sala para cada coisa: sala de limpeza de raízes, sala com câmaras de cultura e estufas de secagem, sala de moagem e pesagem, sala de armazenamento de amostras a temperatura ambiente e a 2 ºC e o laboratório que além de enorme está muito bem equipado. Para além disso, logo no dia em que cheguei deram-me um computador e uma secretária, num gabinete que apesar de ser de cinco pessoas cabiam lá mais outras cinco à vontade. Depois disso levaram-me a uma sala com material de escritório e disseram-me:
- Escolhe.
Haviam de ter visto parecia um gaiato a arrecadar dossiês, bics, lápis, etc...

A rapaziada é simpática e prestável. Para ser perfeito só era preciso cá estar a Carla, o Hugo e o Rodrigo (é verdade, mais uma vez obrigado).

São servidos?!


Para quem anda preocupado com a nossa alimentação...
Não, não andamos a comer porcarias. Não, não é só batatas fritas e caril...
Só temos comido coisinhas boas!!!
Os ingredientes são semelhantes, com excepção do azeite que mais parece óleo...
Para hoje temos um franguinho guisado com massa, mais Português que isto não há!
Portanto, já sabem, é só aparecer!

Parabéns Marido!

Bom, eu estava à espera que o Pedro se manifestasse, mas, na ausência de tão esperadas declarações, tenho que me chegar à frente! Deve estar envergonhado...
É que, para quem não sabe, uma das condições impostas pela Universidade de Nottingham a todos os estudantes que recebe e que não têm o inglês como língua mãe, é um teste de inglês que traduz o nível de inglês do candidato. Neste caso específico é exigida uma nota mínima total de 6 (0 a 9), não podendo ter em nenhuma das 4 componentes do teste nota inferior a 5 (Listening, Reading, Writing e Speaking).
Como tal, o meu Pedro fez esse teste, IELTS (Internacional English Language Testing System), e OBVIAMENTE passou!!!
Listening - 7,5
Reading - 7,5
Writing - 6
Speaking - 6
Nota final - 7
Andámos um "bocadinho" aflitos até saber o resultado, era uma grande bronca se não passasse!!!
Mas já está!
Assim, queria, ao vivo e a cores, dar os Parabéns ao meu maridinho e dizer-lhe que estou muito orgulhosa...

O pior amigo...

EU!
Duarte,
Desculpa, mas parece que mais uma vez (acho que com esta faz 7) me esqueci do teu aniversário.
Muitos Parabéns e prometo que para o ano não me esqueço.

Já agora aqui fica a tua prenda:







The Importance of Being Idle, dos Oasis

Abração

Pedro

A 56Kbps!


E assim continuamos, apesar das três horas que andámos a tentar escolher a empresa que irá roubar, mensamentalmente, sem dó nem piedade a nossa conta bancária. Pois é, num país que se diz tão desenvolvido tenho de pagar os olhos da cara e do c# para ter acesso à broadband. A apreciação global levou-nos a concluir que o gatuno menos ganancioso é a Tiscali, mas para somar levamos com BT que nos irá fornecer a linha telefónica, no total levam-nos 40,50€ por mês, mais 110,37€ de instalação da linha. Para piorar as coisas temos cá em casa um telefone da Universidade que custa 7,36€ por mês + chamadas, que não nos deixa fazer chamadas para fora de Inglaterra e, como devem imaginar, aqui não tenho muita gente a quem ligar.
Se ao menos o serviço fosse bom podia-se dizer que valia a pena, mas não, a ligação é de apenas de 1Mb e pode ser que não ultrapasse os 512Kbps, em Portugal tinhamos 2Mb por 22,5€ (ai que saudades que tenho do meu CLIX).

Surpresa das surpresas, parece que por aqui o dial-up continua a ser um dos acessos mais usados (inquérito realizado por mim à malta do departamento) e, como toda a gente sabe, além de lento é caro como tudo.

terça-feira, novembro 15, 2005

Aos meus amigos!

Eu, Ana Margarida, venho por este meio agradecer, a todos, mas mesmo a todos os meus amigos, pela forma calorosa como têm participado neste blog.
Posso até dizer, que todos os comentários que recebemos até hoje nos deixaram extremamente comovidos, mas também contentes, por saber que TODOS estes amigos estão connosco para o que der e vier!
Tem sido tão importante para nós... É como se estivéssemos bem perto... Até estou com lágrimas nos olhos...
Obrigada meus amigos, do fundo do meu coração cortado pela saudade, eu vos agradeço enternecidamente, sem esquecer nenhum de vós.
Um grande beijo a todos.
O que desejo a todos, é que de cada vez que telefonem para alguém de quem gostem, ouçam palavras tão belas como as que tenho recebido...
Nº total de comentários - ZERO!

segunda-feira, novembro 14, 2005

Parabéns Avô!


O meu avôzinho, para quem não conhece, o avô mais lindo do mundo, faz hoje aninhos!
Infelizmente, não vou poder estar com ele e dar-lhe um grande beijinho de parabéns.
Assim, ficam aqui milhares de beijinhos, e o desejo de que passe um dia muito feliz ao pé da minha avózinha.
Beijos para os dois, e, sejam amiguinhos...

domingo, novembro 13, 2005

O que eu não dava por um destes.

Finalmente estive com o Robin!


O Pedro já me tinha falado dele. Que era um tipo porreiro, pacato, sempre na dele...
Fomos até Nottingham passar o dia, e o Pedro apresentou-nos. A discrição confere. Ainda me ensinou a mexer com o arco... Simpático.
Fomos passear pela cidade. Hoje, sem compras para fazer! Só andar à toa. Na foto em cima estamos nas portas do castelo...
Depois, fomos ter com os ingleses. E, onde é que eles estavam? No shopping! Que surpresa! Um dia lindo de sol, e todos enfiados dentro de uma loja grande a comprar, comprar, comprar!!! Senti-me em casa, ai Colombo, Colombo, que saudades!!! Afinal, eu a achar que só em Portugal é que o pessoal se divertia assim... "Quando é ao resto" é em todo o lado!!! Ricos, pobres, tudo ____ e limpa o __!
E lá se foi o fim-de-semana...
Uma boa semana de trabalho para todos. Beijinhos

Mas o que é que ele lá foi fazer?


Só para esclarecer, aqui fica o resumo do projecto...

Optimising root growth to improve water and nitrogen use efficiency in Mediterranean wheat and barley

Supervisors: Dr John Foulkes and Dr Sayed Azam-Ali

University of Nottingham, School of Biosciences, Division of Agricultural and Environmental Sciences

For wheat and barley crops grown in Mediterranean environments, the interactions between fertilizer N applications, yield and water use are imperfectly understood, but since roots are the agents of both water and nutrient uptake their activity is crucial. To be in a position to manage more effectively, an improved quantitative understanding of relationships between root traits and capture of water and nitrogen is required. The literature contains many suggestions of the type of root system likely to benefit capture during grain filling, but there are few measurements of root growth and activity.

The PhD Studentship will examine root traits and water and N uptake in controlled environment glasshouses at Nottingham University in treatments simulating a range of water and N stresses in Mediterranean durum wheat and barley. The datasets generated will be used to derive accurate quantitative relationships between rooting characters and water and N capture. These studies will indicate the likely changes needed to optimise rooting systems to improve management strategies in these strategic crops. The close control over availabilities of water and N achievable in controlled environments will be used to derive relationships between plant growth and resource use for water and N.

The PhD studentship comprises part of a Work Package conducted by University of Nottingham under EU-INCO-MED project “ Management Improvements of WUE and NUE of Mediterranean Strategic Crops (Wheat and Barley)” (WATNITMED). In a parallel and complementary study to the PhD Studentship at the field scale in Jordan (University of Jordan) the key rooting traits identified will be evaluated for their impacts under a range of water and N regimes. It is envisaged that studentship will involve travel to the Jordanian site to standardize root measurements and to discuss preliminary results with colleagues in the WATNITMED Project.

Sábado é dia de... Feira?!


Pois é meus amigos...
A vida muda muito... E em pouco mais de uma semana!!!
Hoje fomos passear até Loughborough, a cidade mais próxima (cerca de 10 km), e, estavam em festa!
A malta por aqui ainda tem feiras, daquelas grandes, com carrosséis e tudo!
Se há duas semanitas atrás me dissessem que eu ia passar o meu sábado a passear numa feira com carrinhos de choque e famílias inteiras de fato de treino, eu ia dizer que era uma grande mentira. Mas não, não era!
E lá andei toda contente com o meu maridinho pelo braço! Não chegámos ao ponto de andar num carrossel, ou entrar na casa do terror, mas a diferença não é muita.
Para acabar o passeio, enfiámo-nos num supermercado para fazer as compras da semana, e lá viemos com elas às costas, no rainbow nº5, autocarro que faz a ligação com Sutton Bonington.
Para quem se andava sempre a passear de carro...
Pois é meus amigos...
A vida muda muito... E em pouco mais de uma semana!!!

quinta-feira, novembro 10, 2005

Festa de despedida

A todos que estiveram presentes, muito obrigada!
Só não percebi porque é que estavam tão contentinhos...
Não era porque se iam livrar de nós, pois não?!






E já agora, onde fica Sutton Bonington?


Para ver Sutton Bonington Campus com mais detalhe clica aqui...

Na Figueira é que foi mais complicado!!!






Como foi...

Para quem não teve a sorte(!) de ir lá a casa durante o "processo" mudanças, aqui fica uma ideia!






Já lá vai uma semana...


Às vezes tenho a sensação de que passou muito tempo...
Outras, parece que cheguei ontem...
Passou só, ou já, uma semana!
Agora, que começo a sentir-me instalada, penso nas últimas semanas que passámos em "casa".
Não sei como aguentámos tanta confusão em tão pouco tempo.
Antes de mais quero agradecer a todos que nos ajudaram a ir atrás deste futuro, família, amigos, vocês sabem quem...
Em especial, ao João Pedro, que foi incansável, e que esteve connosco até ao último pacote!!!
Ao Rui e à Cris que estavam lá para dar um abraço de despedida, e apoiar mamãe...
E claro, o agradecimento maior do mundo, que não é possível descrever de forma alguma, à minha mãezinha...
Por tudo, tudo, tudo...
Um beijinho de saudades para todos.

A nossa casinha!






quarta-feira, novembro 09, 2005

Solinho, muito solinho!

Quem é que andou por aí a espalhar que na England estava sempre nublado e a chover?!
Mentiras! Calúnias!
Pois tenho a dizer que têm estado uns dias espectaculares de SOL!
Frio que dói, mas sol!
E que eles eram antipáticos?!
Também são mentiras!!! Lá porque os senhores se vestem mal que dá dó, não é preciso andarem a inventar coisas...
Até agora, não tenho razão para me queixar. Todos muito simpáticos, atenciosos, e atenção, educados!
Eles até agradecem ao motorista do autocarro quando saem na paragem. Estão a imaginar o pessoal a agradecer ao Sr. motorista da CARRIS, não estão? Era logo uma resposta bonita: "Oh homem, despache-se que eu não tenho o dia todo!"

terça-feira, novembro 08, 2005

Finalmente temos Blog!


Depois de muitos pedidos...
Apresentamos então, ao vivo e a cores, a nossa humilde casinha em Sutton Bonington!
Já sabem, é só aparecer, o quintal dá para umas 10 tendas!!!
Saudades...