terça-feira, dezembro 05, 2006

Mais um passeio!


O tempo e as circunstâncias não me permitiram actualizar o blog como queria, era suposto colocar a informação contida neste post antes dos acontecimentos e não depois. Mas cá vai...
Para quem não sabe estou em Wageningen uma cidadezinha universitária Holandesa. Vim-me encontrar com uns colegas Holandeses que estão envolvidos no projecto Europeu no qual o meu doutoramento se insere, o WatNitMed. O objectivo do projecto é identificar e transferir melhoramentos na produção de trigo e cevada, através do aumento da captura e/ ou uso de água e azoto na bacia do Mediterrâneo. O projecto envolve vários países europeus (Inglaterra, Finlândia, Itália, Espanha) e do Sul do Mediterrâneo (Marrocos, Líbano, Tunísia e Jordânia). Basicamente uma série de grupos de trabalho (como o meu) estão envolvidos na aquisição de dados práticos sobre a captura e uso de água e azoto, tanto em ambiente controlado como no campo, esses dados serão incluídos num modelo de crescimento de cereais (em desenvolvimento pela equipa Holandesa), que será depois utilizado para o desenho de estratégias que melhorem a captura e/ ou uso desses mesmos recursos. Uma outra equipa está a desenvolver os diversos cenários previstos para o Futuro Clima na bacia Mediterrânea. As medidas de melhoramento serão então relacionadas com as previsões climáticas, e avaliados os efeitos socio-económicos da sua aplicação. O resultado final será então transferido aos produtores de cereais, para isso estão no projecto duas associações de agricultores (uma Italiana e outra Marroquina).
Vou lá estar de segunda a quinta-feira, primeiro aprender a usar o modelo em construção, depois disso discutir como é que a informação obtida pelo estudo das raízes poderá ser incorporada no mesmo, se há mais parâmetros a medir, a estrutura dos dados, etc., por fim irei fazer uma apresentação ao grupo de trabalho Holandês sobre aquilo ando a fazer em Nottingham.
A semana passada, foi por isso muito atarefada, por uma lado o eterno problema da digitalização de raízes, por outro a construção da apresentação. Na quinta-feira à tarde tive uma reunião com os meus dois orientadores para discutir o estado do projecto (por enquanto nada a adiantar) e os slides da apresentação. A reunião começou às 14h10 e estendeu-se até às 16h30, bem sei que foi longa e por vezes um pouco aborrecida, mas não é então que às tantas topo que a cabeça de um dos meus orientadores caía periodicamente para a frente, os olhos a abrir e a fechar-se, por fim sim, estava a dormir, foi por pouco tempo mas é verdade, um dos meus orientadores dormiu na reunião... Um pouco triste, não? O que interessa saber, é que a apresentação está quase pronta, mas ainda é preciso limar umas arestas.
Quanto à cidade, não me pareceu muito bonita, no entanto ainda é cedo para emitir qualquer opinião, por enquanto só aquilo que toda a gente sabe sobre a Holanda, plana, verde e cheia de água. As fotos ficarão para depois.