segunda-feira, novembro 27, 2006

Obrigados!!!

Queria aqui agradecer a todos que se lembraram dos meus aninhos... É mesmo bom saber que não se esquecem de nós mesmo quando estamos no fim do mundo, que é como quem diz Sutton Bonington!
Mas, aqui vai um agradecimento especial para o meu Pedro, que fez com que este importante aniversário, mesmo que longe da mamãe, familia e amigos, fosse muito bonito.
Mas esperem... Os agradecimentos não ficam por aqui... Não...
À Rita e à Andreia por terem saído de Londres para passar o fim de semana connosco nesta pasmaceira! Muito, muito obrigada às duas. Foi mesmo bom tê-las cá e poder celebrar convosco. Agora estou muito mais animada... Até fiquei com pica para os exames! Não, calma, não vamos exagerar. Pronto, fiquei com pica para entregar trabalhos! Sim, pode ser!
Já estou cheia de saudades vossas e a achar que aquela ideia de ficarem por aqui uns tempos não era má... A Rita fazia-me companhia para estudar e a Andreia podia passar a roupa a ferro!!!
Bem, aqui fica um pequeno vídeo do jantar de aniversário para ficarem todos cheios de inveja por não terem vindo também! Foi muito animado...

sexta-feira, novembro 24, 2006

De improviso tem um gostinho especial!

Improvisar é, fazer ou inventar de repente, sem prévia preparação. De forma mais "Jazzistica" diria que é, do "nada" criar algo belo. Foi isto que alguns colegas da Margarida fizeram hoje, ao saber do seu aniversário. Arranjou-se um bolo, umas velas (três barras de um Twix), umas batatas fritas e a festa estava feita... Obrigado!


Por ordem de aparência Basma (Arábia Saudita), Paul (Uganda), Yusheng (China), Ayuk (Camarões), eu, Koula (Chipre)...


... e Christos (Grécia).

Agora para a Aniversariante, MUITOS PARABÉNS do Maridão!

PS - aproveitem a dica e dêem-lhe os Parabéns também.

quarta-feira, novembro 22, 2006

Já já ficamos bem!

As coisas não têm andando muito animadas por aqui, e isso vê-se pelas poucas actualizações aqui no blog. A Margarida anda, como é normal, stressada por causa dos muitos trabalhos que tem de fazer e com o facto de ir fazer exames em Inglês, para piorar parece que tem uns professores que só andam aqui a ocupar espaço. Já eu, ando com as raízes pelos cabelos. O tipo de solo usado na experiência deste ano (e que, por decisão dos meus orientadores, vai ser utilizado no próximo ano) tinha matéria orgânica a mais, o que dificulta imenso o processo de digitalização das raízes. Actualmente estou a digitalizar uma a duas amostras por dia, o que significa que a este ritmo, para terminar o trabalho que foi planeado para este ano, teria de passar os próximos três anos a digitalizar raízes, 8 horas por dia, 7 dias por semana, sem férias nem feriados... Por isso andamos um pouco em baixo. No início da semana o ambiente era este: a Margarida queria nascer outra vez para poder começar tudo de novo; eu, mandar tudo para o ar, comprar uma sunga, um bikini, duas pranchas de surf, pegar na miúda e ir para o Brasil, vender água de coco e surfar... a patroa é que não foi na conversa! A moral já está mais para cima, ainda assim precisa duns ajustes, mas já já ficamos bem, este fim-de-semana temos visitas vindas de Londres, para o outro e o outro de Portugal, no outro vamos à Terra.
Bom, aqui fica uma sugestão para quem se sentir em baixo, "La Folie", do álbum "Vinyl" dos "The Gift", sempre que oiço esta música dá-me vontade de correr, saltar, andar de skate, fazer downhill e, sobretudo, ser feliz!


segunda-feira, novembro 20, 2006

Ajuda!

Mesmo aqui nas ilhas vamos sabendo do que se passa no Portugalinho do nosso coração... Incluindo as novidades da música portuguesa...
Estamos então à espera que uma alma caridosa nos arranje os novos álbuns de "The Gift", "Fácil de entender" , e de Sérgio Godinho, "Ligação directa".
É que, como devem imaginar, nas discotecas "aqui da zona" a música portuguesa não se vende muito!
A necessidade de ouvir música portuguesa aumentou imenso desde que cá estamos, acho que nos ajuda a sentir em casa, mas não é fácil arranjá-la!
Será que há alguém aí desse lado que possa ajudar?!
Obrigada!

quarta-feira, novembro 15, 2006

Parabéns Inês e Alex

Este fim de semana fomos até Portugal. Ao casamento da Inês e do Alex.
Pois é, as intenções eram as melhores e tal, mas chegámos completamente desfeitos!!!
Saímos de casa às duas da manhã de sábado para chegar ao casamento às 4 da tarde!!! Viagem longa!!!
Mas valeu a pena... Ver a Inês a casar... Estava muito linda, aliás, estava tudo espectacular. Parabéns aos dois... Obrigada Rita e André pela companhia...
Voltámos na segunda feira de manhã, cansados, com sono, e constipados. Andamos aqui no frio, não se passa nada, vamos para aí, onde está um calor de morrer, e não escapamos!
Ficam aqui umas fotos dos noivos...



sexta-feira, novembro 10, 2006

Strawberry Ice cream

Hoje tive uma manhã muito estranha... Ou pelo menos diferente...
Passei a manhã a fazer gelado de morango! É verdade!
Foi engraçado! E acho que a partir de agora nunca mais vou voltar a comer gelado na vida, mas enfim...
A quantidade de gordura, açucar, e outras "tretas" que aquilo leva... A magia desapareceu!
Acho vou ter que enfrentar um problema à medida que o curso avança ... saber demais acerca do que comemos!
Na passada semana fomos visitar uma fábrica de "ready meals" e digo-vos... Daqui para a frente, com ou sem tempo, vou cozinhar sempre tudo!!! Do "principiozinho"!!!
Ao mesmo tempo a curiosidade aumenta, e quero saber tudo, sobre todos os tipos de comida!!
Pode ser que seja só uma sensação passageira, e que passado um tempo me comece a habituar... Quando o calor apertar, acho que não me vou recusar a um gelado... vamos ver!

quarta-feira, novembro 08, 2006

Secalhar não devia...

Porque acho que o último post do Pedro está tão bom, até me custa escrever. Apetecia-me deixá-lo ali, em primeiro, para sempre. Não o esconder com trivialidades e histórias pouco interessantes...
Ali, eu podia sempre lê-lo e relê-lo, e naqueles momentos mais "complicados" perceber porque estou aqui. Ficar com esperança para encarar outro dia, semana, mês, ano, anos...
Concordo com o Pedro em tudo, mas principalmente, quando ele diz que à medida que o tempo vai passando temos a certeza de que esta foi a melhor escolha para nós. Muita coisa teve que se deixar para trás, a família, os amigos... Mas temos que pensar que vai valer a pena. E o medo de voltar e não encontrar o nosso espaço no meio de todos que deixámos, vai estar cá até ao último dia. Mas, como diria o Pedro... "É a vida..." Não se pode ter tudo.
Queria aproveitar este "aniversário" para agradecer a todos vocês a companhia. Por estranho que possa parecer, saber que aqui vêm conforta. Ficamos sempre com a sensação de que não estamos sozinhos nesta aventura, e de que os nossos amigos continuam a visitar a nossa "casa"...

sexta-feira, novembro 03, 2006

Um já foi... Já só faltam dois!


No dia 8 de Outubro, soubemos que no inicio de Novembro iríamos viver para Sutton Bonington! Em menos de um mês tivemos de desorganizar e reorganizar a nossa vida, despedir-nos dos empregos, alterar as moradas dos documentos, fazer mudanças, comprar viagens, procurar casa para viver, etc. e etc.. No fim conseguiu-se fazer tudo (mas não se consegue sempre?), e precisamente no dia 3 de Novembro de 2005 chegámos a SB. A casa, bem maior do que estávamos à espera, o tempo, com mais Sol do que o esperado, sim, principalmente entre Outubro e Novembro faz imenso Sol por estas bandas, obviamente, também faz um frio dos diabos (estão 4ºC). A mudança rápida causou um choque tremendo, não estava (estávamos) à espera que fosse assim tão difícil deixar Portugal! As saudades da família, dos amigos, das pessoas em geral, dos cafés (ou melhor do CAFÉ), da paisagem. Não, para mim não há como Portugal (dêem-me o Mundo, que eu escolho Lisboa e Sintra).

A Inglaterra que viemos descobrir, não era bem a que estávamos à espera. Eu nunca aqui tinha estado, já a Margarida conhecia Londres relativamente bem. Se há uma grande diferença entre Lisboa e Porto para as cidades pequenas do interior Português, as diferenças entre Londres e o resto é descomunal. Para começar não há uma segunda cidade grande, a seguir à Capital, com 7 172 091 de habitantes, vem Birmingham, com 970 892. Se esperávamos encontrar um cenário tipo "Notting Hill", encontrámos algo tipo "Billy Elliot", ou melhor "The Royle Family". A Inglaterra é dos países da Europa com maior diferença entre ricos e pobres, além disso tem também a maior taxa de obesidade e percentagem de mães adolescentes. Para piorar bebem demais, ao fim-de-semana os "Pubs" enchem logo de manhã. Sair à noite em Nottingham e Loghborough (as cidades mais perto daqui) mete medo, há uma quantidade enorme de maus bêbados sempre dispostos a uma zaragata, além disso faz imensa confusão ver uma imensidão de pré-adolescentes e adolescentes, completamente a cair para ao lado! Se por um lado o valor dos salários (principalmente para os empregos não qualificados) são muito superiores aos portugueses, a qualidade familiar é muito pior, se em Portugal enfrentamos o problema dos miúdos passarem muito tempo em casa a jogar computador, o problema aqui é a delinquência juvenil (também uma das maiores da Europa), partir-por-partir e estragar-por-estragar. A Inglaterra é dos países líderes económicos com maior taxa de criminalidade (9.8%), estando à frente dos Estados Unidos (8.5%), África do Sul (8.0%), Alemanha (7.6%) e Rússia (2.0%), sendo o segundo pior pais do Mundo em termos de assaltos! E se achavam que Londres seria a pior cidade de Inglaterra em termos de criminalidade estão enganados, crime a carros e assassinatos - Nottingham, violações - Portsmouth, assalto a pessoas - Leicester, roubo - Stockport e Manchester, crime armado - Bradford (agora é que eu quero ver os defensores da opinião de que os emigrantes trazem o crime).

Até parece que é tudo mau por aqui, mas não, os ordenados são muito melhores que os dos portugueses e, apesar do custo de vida extremamente mais caro, compensam. A maioria das pessoas, senão todas, recicla, nem que sejam os pacotes do leite, e a caridade é um hábito de quase todos. As Universidades são das melhores do Mundo (segundo o Times a Universidade Cambridge está em segundo, Oxford em terceiro e Nottingham em 85 no ranking Mundial). Os Museus de Londres são referência para todos os outros outros, ainda por cima as entrada são grátis. Em termos culturais, estão também muito melhor que nós (principalmente em Londres) mas para isso é preciso ter muito no bolso, OK os CDs são mais baratos aqui! Quanto ao café, até se arranja bom café, o do Nero é bom e o do Costa também se bebe.

Em termos profissionais, como é óbvio, foi um grande "improvement", a Universidade de Nottingham é considerada, na minha área trabalho (Crop Science), a melhor do Reino Unido, tanto em investigação como ensino. Na área da Margarida (Food Science) é a segunda melhor. Os meus orientadores são referências a nível Mundial. Por isso, nesse aspecto, estamos bem... Mas também, se assim não fosse o que é que aqui tínhamos vindo fazer?

Isto tudo para dizer o quê? Que estamos bem, e achamos que esta foi a melhor escolha. Eu começo a tolerar isto, a Margarida a gostar qualquer coisa, no entanto daqui a dois anos queremos ir para casa.