terça-feira, dezembro 13, 2005

A educação dos ingleses deixa-me sem palavras...

Ainda estou perplexa!
Já não sei quantas pessoas me disseram, antes de vir, que os ingleses eram pessoas muito fechadas e educadas... Ai que fechados que eles são! Até estou com pena deles!!!
Agora eu pergunto, onde estão os ingleses fechados? Onde? Quem é que inventou esse mito? É que foi de uma grande irresponsabilidade!!! É que uma pessoa começa a pensar que vai passar três anos descansadinhos, e não! Os tipos são uns galhofeiros do pior!!!
Eu achava que era galhofeira, o Pedro achava que era galhofeiro, mas não! Nós somos amadores...
É que passado mês e meio já me posso dar ao luxo de tirar algumas conclusões, não definitivas, mas conclusões?! As primeiras impressões já ficaram para trás das costas...
Um colega do Pedro, na passada sexta-feira, passou a tarde a "mandar bocas" ao Pedro dizendo que vinha tomar café cá a casa no fim da tarde... Estão a ver o Pedro? Claro que não diz que não... E ele veio... Entrou, descalçou-se (porque repara que estamos de pantufas...) e vai para a sala juntamente com o Pedro, e eu fui para a cozinha tentar fazer um lanche assim às pressas... Então não é que quando vou à sala, está o Pedro com aquele ar que parece que vai bater em alguém, mas que esse alguém não percebe, e está o tipo deitado no nosso sofá, como se fosse dele, com os "xolés" em cima do sofá!!! Acho que, eu, que moro cá, ainda não me tinha deitado naquele sofá, daquela forma tão descontraída!!!
Acabo por trazer o lanche... Ele come o que bem lhe apetece, fala-se um bocadinho, e, chega a hora de ele apanhar o autocarro, levanta-se às pressas e como se nos tivesse feito um favor pela companhia despede-se rapidamente e sai. Só faltou arrotar no fim!!! (Se bem que isso é uma coisa que acho que fazem frequentemente... Pelo menos o Pedro conta que lá no gabinete aquilo mais parece uma festa do Portugalinho, tal é o fogo de artifício!!!)
Como gostou, ontem apareceu cá outra vez... desta vez não chegou a insinuar-se ao Pedro... Apareceu por livre e espontânea vontade. Entrou, abancou, e ficou à espera do lanche... Mas, teve azar, desta vez não houve lanche!!! Mais uma vez, quando chegou a hora do autocarro, lá foi ele...
O que aconteceu pode ser uma de duas coisas: Ou ele acha que isto é uma extensão da paragem... Ou deu-se uma troca de identidades! Ele é aquele português de que estamos sempre a falar, aquele mal educado que entra na casa das pessoas e pensa que é tudo dele, e nós aqueles ingleses de que estamos sempre a falar... Aqueles educados e que bebem o chá das 5 sem pingar nem fazer migalhas...
É que, eu tenho amigos há muitos anos e com quem tenho muita, muita confiança, e não faço isto em casa deles... E se o fizer, antes, digo qualquer coisa do género: "Estou mesmo cansada, posso me "encostar" neste sofá?"
Mas, pelos vistos nós, os portugueses, andamos totalmente enganados com isto de ser bem educado... As mães têm que se actualizar e fazer novos cursos...

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Podia ainda falar-se dos gases que se disparam aqui no gabinete! Além disso parece que coçar os dito não é apenas um defeito dos portugueses! Falar atrás das costas aqui é mato! Aí os "portugas" esses bimbos.

12:20 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Não sejam assim...esse senhor inglês é vosso amigo, tanto que já fez o favor de vos ir visitar DUAS vezes sem ser convidado e até se descalçou...Não sei, talvez sejamos nós a ter demasiados pruridos e preconceitos e essa forma descontraída de encarar as visitas sociais seja mais agradável, por isso experimentem fazer o mesmo na casa dele, talvez ele goste...
C.

12:17 da manhã  
Blogger Alcobia said...

posso dizer que me levaram às lágrimas com esta magnífica história...é que eu consigo mesmo ver as vossas caras...e é de morrer a rir...enós em portugal é que somos os broncos...sim senhora...não há comentários possíveis a fazer, a não ser...coitadinho do moço agora que voçes estão aki em portugal...ele já devia estar a fazer planos de passar a noite de natal a comer os bolinhos da margarida, se lhe derem mais tempo ceça a pedir cerveja e tremoços:-)
bjs p os dois, e toneladas de paciência
alc

11:28 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home